Página inicial > Últimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Odontologia celebra 18 anos

Programa de Pós-Graduação em Odontologia celebra 18 anos

• Publicado: Sexta, 27 de Maio de 2022, 08h15
  • Última atualização em Sexta, 27 de Maio de 2022, 11h16

Nos dias 2 e 3 de Maio ocorreu no auditório da Faculdade de Odontologia o V Encontro do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Pará (PPGO/UFPA) e a comemoração de seus 18 anos. A edição deste ano foi ministrada de forma híbrida e discutiu sobre o tema “Inovação tecnologia e suas perspectivas na clínica odontológica”.

Dentre os convidados deste ano, marcaram presença o reitor Emmanuel Zagury Tourinho; da pró-reitora de pesquisa  e Pós-Graduação , Iracilda Sampaio; da diretora do Instituto de Ciência da Saúde, Eliete da Cunha Araújo;  da diretora da Faculdade de Odontologia, Liliane Silva do Nascimento; da Coordenadora do PPGO, Cecy Martins Silva; da vice-coordenadora do PPGO, Jesuina Lamartine Nogueira Araújo, da professora  Roberta Souza D’Almeida Couto, membros da Comissão Organizadora do evento,além de outras autoridades da comunidade acadêmica.

O reitor Emmanuel Tourinho falou sobre o destaque do PPGO no desenvolvimento de pesquisas na Amazônia e da contribuição dos estudos com os índices de qualidade em pesquisa conquistados pela UFPA nos últimos anos, ressaltando-se a importância da UFPA como uma universidade latino-americana, brasileira e amazônica estar entre as 700 melhores instituições do mundo em prestígio.

No campo da Odontologia, as conquistas são ainda mais marcantes, pois estamos entre os 250 melhores do mundo e 33º na América Latina, segundo a SCImago”, salientou o reitor. “O desempenho da área da Odontologia e do PPGO levam a UFPA aos melhores resultados nas avaliações internacionais. Estamos aqui para agradecer a dedicação e reafirmar a nossa disposição para trabalhar por novos avanços institucionais, para construirmos juntos uma universidade que se destaca tanto em termos acadêmicos e científicos quanto no seu impacto para a população local”.

Além de cursos e apresentação presencial de trabalhos, o evento contou com a realização de um simpósio sobre as inovações tecnológicas e as perspectivas na pós-graduação, tema central do evento.

Dezoito anos.

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPA foi implementado em 2004. Em 2019, a Instituição tornou-se a primeira do Norte do Brasil a oferecer também doutorado na área. De acordo com a avaliação da coordenadora do programa, Cecy Martins Silva “Neste ano de comemoração dos 18 anos de implantação, teremos a formação da nossa primeira turma de doutorado, o que é motivo de imenso orgulho. Até o momento, foram titulados 155 mestres e uma doutora e a análise do último processo de autoavaliação mostra que os objetivos almejados do programa têm sido plenamente alcançados por meio do número significativo de egressos inseridos no mercado de trabalho, especialmente nas Instituições de Ensino Superior, na aprovação em concursos públicos, em programas de doutorado em outras renomadas instituições e nas lideranças no exercício profissional no âmbito da Odontologia. Tudo isso mostra a importância do PPGO para a região amazônica e nos motiva a seguirmos firmes”.

A Faculdade de Odontologia parabeniza  o Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Pará (PPGO/UFPA) pelos 18 anos de compromisso com a ciência e a formação de excelência.