Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Museu

Publicado: Quinta, 22 de Dezembro de 2022, 14h06

Localizador Apical odontológico, marca Endosonic, modelo EDS 100 S/N 0503397, produzido no Brasil, utilizando durante os procedimentos endodônticos, popularmente conhecido como tratamento de canal, usado para determinar o real comprimento do dente, evitando danos aos tecidos adjacentes, trazendo maior segurança e reduzindo o número de exposições a radiação X durante o
procedimento.


Sistema adaptador de vídeo, marca Bigscreen, modelo HQ-2 IMAGIK, produzido nos Estados Unidos da América, utilizado para transmitir sinal a dispositivos, sejam eles computadores, monitores, entre outros, através de entrada de vídeo RCA.

Delineador odontológico para prótese, marca STIF, fabricado em Juiz de Fora, Minas Gerais. É um dos equipamentos mais utilizados na confecção de próteses odontológicas, com o objetivo de determinar o eixo de inserção e remoção da prótese dentária, verificar a posição dos constituintes, estabelecer o paralelismo relativo entre as estruturas duras e moles da boca, entre outros que conferem maior
qualidade e conforto ao portador de próteses dentárias.

Fonte de alimentação Power Supply ZM50 retificador, fabricado na Polônia em 1995, utilizado para converter a energia que chega a fonte, com alta voltagem, para uma voltagem menor, adequando-a para o dispositivo acoplado, reduzindo os riscos de danos aos equipamentos.


Microscópio Carl Zeiss, fabricado na cidade de Jena, Alemanha. Os microscópios são dispositivos ópticos utilizados para ampliar imagens e objetos, podem ser classificados como simples, com apenas uma lente, ou compostos, com duas ou mais lentes. O microscópio Carl Zeiss Jena acima, é classificado como monocular, por possuir apenas uma lente. Para a biologia, tais instrumentos foram de fundamental importância por possibilitar a descoberta e estudo de microrganismos, podendo refutar teorias científicas passadas e revolucionando a ciência.


Amalgamador Dosamat, marca Dabi-Atlante, utilizado para misturar amálgama e mercúrio, adequando as ligas metálicas para obturar dentes anteriormente cariados. Pois há bastante eficiência no tratamento restaurador em dentes de pacientes com necessidades especiais e que possuem Hipossalivação. Atualmente, pouco utilizado devido aos riscos de danos à saúde do paciente, segundo a Associação brasileira de odontologia, o mercúrio contido na liga metálica, é considerado um metal pesado, pode causar desde doenças mais simples à dores de cabeça e problemas neurológicos.

     
   

Fotopolimerizador Ultraled XP, marca Dabi Atlante, fabricado em 2005, equipamento indispensável em consultório, utilizado em processos restauradores, clareadores e de colagem de braquetes odontológicos em tratamento ortodôntico, bastante conhecido por sua luz azul fotopolimerizadora, que transforma a resina maleável em sólida.

 

Texto/Foto: Douglas Jardel Ribeiro da Silva

 

 

Fim do conteúdo da página