Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > NOTA SOBRE O EDITAL Nº 02/2023 - Número de Discentes Beneficiados

NOTA SOBRE O EDITAL Nº 02/2023 - Número de Discentes Beneficiados

• Publicado: Sexta, 03 de Novembro de 2023, 14h18
  • Última atualização em Sexta, 02 de Fevereiro de 2024, 13h25

O Projeto de Empréstimo de Instrumentais Odontológicos para alunos de baixa renda surge como uma iniciativa essencial para mitigar as dificuldades enfrentadas por estudantes de odontologia provenientes de comunidades de baixa renda. O alto custo dos instrumentais odontológicos muitas vezes se torna um obstáculo intransponível para esses alunos, impedindo o pleno desenvolvimento de suas habilidades e formação acadêmica.

Este projeto teve início no primeiro semestre de 2023 e marcou um avanço significativo ao contemplar inicialmente quatro alunos, oferecendo-lhes a oportunidade de acessar alguns instrumentos necessários para seus estudos. O sistema de empréstimo é gerido por meio de um edital, onde os alunos elegíveis têm a possibilidade de requisitar e utilizar os instrumentais ao longo do semestre acadêmico, devolvendo-os ao término desse período.

Uma diversidade de áreas da odontologia é abrangida por meio deste projeto, disponibilizando tanto instrumentais comuns, essenciais para as práticas básicas, quanto instrumentais especializados, como Fórceps e Articuladores, que são fundamentais para determinadas especialidades odontológicas.

No semestre em curso, este programa foi capaz de estender seu alcance, beneficiando um total de 21 alunos, um aumento considerável em relação ao início do projeto. É digno de nota que entre esses alunos, dois são provenientes de comunidades quilombolas e quatro são de origem indígena, o que evidencia o compromisso do programa em garantir a inclusão e acesso igualitário, atendendo às demandas de grupos historicamente sub-representados no ensino superior.

Através do acesso facilitado a esses instrumentais, o projeto não apenas alivia o ônus financeiro que muitos estudantes enfrentam, mas também atua como um agente de inclusão social, garantindo que o potencial acadêmico e profissional desses estudantes não seja limitado por questões econômicas. A continuidade e expansão dessas iniciativas são fundamentais para a promoção de uma educação mais equitativa e para a formação de profissionais qualificados em diferentes áreas da odontologia.

MÍDIAS E CONTATOS:

Instagram: @bio_ufpa ; @fo_ufpa.oficial

WhatsApp: (91) 3201 - 7494

Mais Informações: Banco de Instrumentais (ufpa.br)

registrado em: