Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > História

História

A Escola Livre de Odontologia do Pará foi criada em Belém em 04 de julho de 1914. Algum tempo mais tarde, em abril de 1920, a Instituição passou a denominar-se Faculdade Livre de Odontologia do Pará. Foi encampada pelo Governo do Estado em 30 de maio de 1936 e federalizada pela Lei nº 3.191 de 02 de julho de 1957, que criou a Universidade Federal do Pará. O passo mais importante na trajetória da Faculdade Livre de Odontologia do Pará foi a sua integração à Universidade Federal do Pará como uma das sete unidades que a constituíram inicialmente.

Em 1970, com a Reforma do Ensino Superior, deu-se a extinção das Faculdades e suas diretorias, implantando-se as coordenadorias e departamentos. Assim, a antiga Faculdade Livre de Odontologia do Pará passou a se chamar Curso de Odontologia, integrando o Centro Biomédico da UFPA (atual Instituto de Ciências da Saúde) e, neste novo sistema, era administrado por um coordenador, além de desdobrar-se em dois departamentos didático-administrativos (na época, Departamento de Clínica Odontológica e Departamento de Prótese).

Após o novo modelo de Regimento Geral da UFPA instituído em 2011, o Curso de Odontologia voltou a ter estrutura de Faculdade, com as figuras centrais de um Diretor e um Vice-Diretor, este mais ligado aos interesses didático-pedagógicos.

Apesar das alterações terminológicas provocadas por instrumentos legais ou regulamentares, a Faculdade de Odontologia da UFPA vive o ensino superior por meio dos milhares de profissionais que formou e da larga contribuição de seus docentes à ciência odontológica, sendo uma referência dentro e fora do Estado.