Página inicial > Últimas Notícias > UFPA integra rede de divulgação de conteúdo científico sobre a Covid-19 para profissionais de odontologia

• Publicado: Quarta, 28 de Abril de 2021, 08h53
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Pará é uma das universidades brasileiras integrantes da Rede Odonto Covid, iniciativa que congrega 16 universidades e Centros de Educação e Pesquisa em Odontologia de todo o Brasil. Cada uma das instituições indicou um representante para que pudesse trabalhar na divulgação de informações científicas sobre a Covid-19 e a Odontologia com conteúdo voltado para cirurgiões dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal. A divulgação ocorre diariamente, por meio do perfil @redeodontocovid,  no Instagram.

A ação foi criada da iniciativa institucional de professores universitários de Odontologia, que articularam a criação da Rede Odonto Covid, com a função de difundir informações baseadas em evidências científicas sobre a temática da Covid-19 relacionada à área, por meio da rede social, com uso de linguagem acessível. Cada professor conta com o auxílio de alunos de iniciação científica e de pós-graduação para a criação dos conteúdos. A UFPA está representada pelo professor Erick Nelo Pedreira, da Faculdade de Odontologia.

“A informação precisa chegar à ‘ponta’ para ser utilizada pelo profissional, em prol do melhor tratamento dos pacientes. Partindo-se dessa premissa, foi escolhida uma rede social bem utilizada como canal de divulgação científica. A nossa proposta é levar conhecimento científico de qualidade para um maior número de pessoas, e a rede social representa esse espaço de difusão do conhecimento. Criamos a Rede Odonto Covid para somar com a ciência brasileira”, comenta o professor Erick Nelo Pedreira.

Ele ressalta que os conteúdos produzidos são, principalmente, informações sobre a Covid-19, como as formas de transmissão do coronavírus e a utilização de equipamentos de proteção – como uso de máscaras e questões relacionadas à biossegurança e à prática no consultório odontológico, entre outros. “A ideia surgiu porque ainda há muitas informações desencontradas sobre a doença, então a nossa finalidade é apresentar uma plataforma de divulgação científica relacionando a Covid-19 e a Odontologia”, esclarece. As postagens de materiais informativos devem se estender pelo menos até o final de 2021.

Rede - O projeto é coordenado pela professora Karem Lopez Ortega, professora associada da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP). O grupo começou a ser articulado no mês de março e discute temas que surgem de dúvidas encaminhadas pelos próprios profissionais. Além da UFPA, docentes de Odontologia de outras instituições também participam da Rede Odonto Covid, como das Universidades Federais do Paraná (UFPR), de Santa Catarina (UFSC), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Minas Gerais (UFMG), de Sergipe (UFS) e do Ceará (UFC).

Há, ainda, representantes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), da Universidade Católica de Brasília (UCB), do Centro de Ensino Superior de Ilhéus, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da Universidade de Fortaleza (Unifor), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), do Hospital Estadual Mário Covas, do Grupo GerAção Biossegurança, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e do Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic, de Campinas.

Clique aqui para conhecer a página da Rede Odonto Covid.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Publicado no Portal da UFPA em 27/04/2021.