Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Faculdade de Odontologia - 107 anos

imagem sem descrição.

A Faculdade de Odontologia do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (FO-UFPA) foi criada em 04 de julho de 1914, encampada pelo Governo do Estado em 30 de maio de 1936 e federalizada pela Lei nº 3.191 de 02 de julho de 1957, que criou a Universidade Federal do Pará. É o segundo curso mais antigo da Universidade Federal do Pará.

De acordo com o Estatuto da UFPA, o Instituto de Ciências da Saúde possui no campo específico do conhecimento odontológico, duas subunidades acadêmicas: a) A Faculdade de Odontologia, representada pelo Curso de Bacharelado em Odontologia e b) O Programa de Pós Graduação em Odontologia, representado pelo curso regular de Mestrado e Doutorado em Odontologia.

O Curso de Bacharelado em Odontologia é normalizado pela Resolução n° 2.891, de 28 de fevereiro de 2002 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA e atende ao disposto na Resolução CNE/CES, de 19 de fevereiro de 2002. Segue o Regime Acadêmico seriado semestral, de acordo com o Regulamento do Ensino de Graduação aprovado pela Resolução nº 3.633/2008 do CONSEPE.

A forma de ingresso é feita por meio de processo seletivo, levando em conta o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A Instituição oferta 90 (noventa) vagas anuais, com regime de dupla-entrada, sendo 45 vagas para o primeiro semestre e 45 vagas para o segundo semestre. O aluno é quem faz a opção no momento de inscrição no processo seletivo. Além disso, os discentes também podem escolher entre o turno matutino (8:00 às 14:00h) ou vespertino (14:00 às 20:00h).

A Universidade Federal do Pará também oferta vagas para indígenas e quilombolas por meio de um processo seletivo especial, bem como para pessoas com deficiência (PCD) e cotas para negros e estudantes de escolas públicas.

 

Fim do conteúdo da página